Atividade de Português – Sequência didática: Fake news


Visão geral da atividade

Disciplina
Português e Orientação de Estudos


Público-alvo
Alunos de 3º, 4° e 5º ano do Ensino Fundamental I


Descrição da atividade
Este material contém um roteiro de análise para o aluno aprender a identificar as características de uma notícia e checar a veracidade das notícias recebidas. Além disso, são apresentados textos informativos sobre fake news, “Combate às fake news” [428 palavras], sobre as razões que tornam as fake news tão perigosas e o famoso caso da invasão de marcianos nos Estados Unidos anunciado pelo rádio, “10 dicas para identificar e combater uma notícia falsa”, com instruções sobre como checar uma notícia [201 palavras], e questões interpretativas sobre o assunto. 13 páginas.


Instruções para o professor
Esta atividade pode ser impressa e entregue aos alunos, ou as questões podem ser escritas na lousa, para cópia e resposta no caderno. Na compra, são enviados um arquivo colorido e outro arquivo em preto e branco, para ser utilizado a depender das intenções do docente.


Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contempladas
EF15LP01; EF15LP03; EF12LP08; EF35LP03; EF03LP18; EF04LP14; EF05LP15.


Arquivo enviado na compra

PORTUGUES – Anos finais – fake news[colorido].docx [571kb]

PORTUGUES – Anos finais – fake news[colorido].pdf [1099kb]

PORTUGUES – Anos finais – fake news[pb].docx [419kb]

PORTUGUES – Anos finais – fake news[pb].pdf [1075kb]


Não sabe como comprar as atividades? Clique aqui e veja nosso passo a passo, ou tire suas dúvidas sobre o site.