Atividades de Ciências

Atividade de Ciências – Cadeia alimentar

Descrição da atividade

Esta é uma atividade de Ciências, sobre cadeia alimentar, para alunos de 3o, 4o ou 5o ano do Ensino Fundamental I. A atividade contém os textos explicativos “A alimentação dos seres vivos“, sobre a classificação dos animais quanto a sua alimentação (herbívoro, carnívoro, insetívoro, dentritívoro, onívoro etc); “Importância da cadeia alimentar“, sobre a transferência de energia partindo do produtor (plantas) e atravessando os consumidores primários e secundários; “O equilíbrio da cadeia alimentar“, sobre as teias alimentares, o que acontece quando há o desaparecimento de um animal da cadeia e a importância dos seres decompositores. A atividade contém exercícios interpretação de texto, identificação de informações, pesquisa, trabalho com dicionário e criação de ilustração.

9 páginas e 19 exercícios

Turmas de 3°, 4° ou 5° ano

Arquivos em word e pdf

Inclui versão EaD

R$9,99

Páginas do material (clique nas setas para ver todas)

Instruções para o professor

Esta atividade pode ser impressa e entregue aos alunos, ou, se preferir, o professor pode imprimir apenas os textos e escrever ou ditar as questões, para cópia e resposta no caderno. Os arquivos enviados na compra estão na versão pdf e em versão word, que pode ser editada e modificada.

Esta atividade possui uma versão para Educação à Distância (EaD)

Para realizar esta atividade à distância, sugerimos que siga estes passos:

Envie para os responsáveis do aluno o arquivo .pdf sinalizado como [ead], incluso na compra do material. Este arquivo foi especialmente formatado para ser visualizado em uma tela de celular.

Oriente os responsáveis para que o aluno escreva as respostas em uma folha de caderno. Depois, peça a eles que fotografem as respostas e enviem a foto a você.

Habilidades da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) contempladas

Habilidade principal: EF04CI04 (Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos)

Outras habilidades envolvidas: EF03CI06, EF04CI04, EF04CI05, EF04CI06.

Arquivos enviados na compra

CIENCIAS – Cadeia alimentar.docx [854kb]
CIENCIAS – Cadeia alimentar.pdf [1077kb]
CIENCIAS[ead] – Cadeia alimentar.pdf [1349kb]

Não sabe como comprar as atividades? Clique aqui e veja nosso passo a passo, ou tire suas dúvidas sobre o site.