O que é a BNCC?

O que é a BNCC?

Um breve guia sobre a Base Nacional Curricular Comum

Com informações do Ministério da Educação

Introdução

A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) é um documento que serve como norma e ponto de partida para elaboração dos currículos e propostas pedagógicas das escolas da rede pública e privada do Brasil, nos níveis da Educação Infantil e Educação Básica.

A trajetória da BNCC

Quem está a mais tempo em sala de aula deve se recordar de um outro documento balizador, chamado de Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Os PCNs, lançados entre 1997 e 2000. A Base Nacional Curricular Comum é uma evolução dos PCNs, proposta para abarcar as transformações da educação e da sociedade. Entre 2017 e 2018, foram publicadas as versões finais da BNCC do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1º ao 3º ano).

A estrutura do documento

A BNCC está dividida em Áreas de Conhecimento, que são agrupamentos mais amplos do que a divisão por disciplina. As Áreas são Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, e as suas características perpassam várias disciplinas: se tratamos de conteúdo ligado a dança, por exemplo, é possível abordá-lo dentro da disciplina de Arte, de Educação Física ou de Língua Portuguesa; se falamos de movimentos migratórios, tratamos, simultaneamente, de História e Geografia.

Competências, conteúdos e habilidades

Estes são três termos presentes em todo o documento, e é importante saber entender o papel de cada um.

Habilidades
C
apacidade de realizar uma ação, como ler, escrever, ilustrar, criar etc.

Conteúdos
São os conceitos que os estudantes devem aprender, aquilo a que chamamos de “matéria”, como números decimais, relevo de uma região, ortografia, classificação dos seres vivos etc.

Competências
A BNCC define uma competência como a mobilização das habilidades e dos conteúdos; assim, podemos entender que exercer uma competência é colocar uma habilidade em prática sobre um determinado conteúdo, com alguma finalidade. Em linhas gerais, uma competência é uma capacidade de agir sobre o mundo.

As Áreas de Conhecimento da BNCC estão organizadas em competências, indicadas por códigos como EF03MA15 (3º ano do Ensino Fundamental, Matemática, Competência número 15) ou EM13LP33 (1º ao 3º ano do Ensino Médio, Língua Portuguesa, Competência número 33). Vamos observar duas delas, e analisar a presença das habilidades e conteúdos.

Competência de Língua Portuguesa, 5º ano

(EF05LP05) Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.

O conteúdo desta competência são os tempos verbais de modo indicativo (presente, passado e futuro); já a habilidade descrita aqui é a de identificação ou reconhecimento destes tempos. Assim, este item descreve a competência de, diante de forma verbal indicativa, ser capaz de classificá-la como tempo presente, passado ou futuro.

Competência de Matemática, 5º ano

 (EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

Nesta outra competência, o conteúdo são as características das figuras geométrica espaciais descritas, e a habilidade envolvida é a de reconhecer e comparar figuras, a fim de diferenciá-las. Desta forma, o que este item descreve é a competência de, diante de uma figura geométrica sólida, identifica-la corretamente, a partir de suas características (como número de lados, ângulos ou planificação).

Da BNCC para a sala de aula

A realização das competências da BNCC nas atividades da sala de aula é bastante simples, mas pede alguns cuidados. Os conteúdos e habilidades descritos, invariavelmente, estão presentes nas aulas, mas cabe cuidar se a maneira de abordá-los irá, de fato, promover o desenvolvimento das competências. Vamos tomar novamente, como exemplo, a competência de Língua Portuguesa detalhada anteriormente.

(EF05LP05) Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.

Ao pensar nesta competência, a pergunta que deve guiar a prática da aula é: o que fazer para que os alunos aprendam a identificar tempos verbais e relacioná-los aos tempos cronológicos? Esta é uma tarefa de várias etapas. A primeira deve ser de conceituação: só é possível identificar um elemento se soubermos um número razoável de características sobre ele.

No caso dos tempos verbais, o que distingue os tempos cronológicos são as terminações (como a terminação –IR-, que marca futuro). Além disso, também é preciso considerar que, mesmo desconhecendo as terminações, o tempo de uma frase é compreendido pelo seu contexto, ou por outras palavras presentes. Por isso, identificar um tempo verbal passa por (1) reconhecer terminações ligadas a cada tempo e (2) reconhecer informações contextuais.

Como a habilidade fala em “identificar a expressão”, temos que ponderar que tipo de atividade levará o aluno a isso. Identificar consiste em reconhecer, entre muitos elementos, aquele que foi pedido. Assim, um exercício de identificação de tempo verbal pode ser um comparativo entre frases, com diversos tempos, em que o aluno deverá indicar qual é o tempo de cada uma.

A maneira de elaborar esta atividade vai de encontro sobre como o aluno faz a identificação. Se houver informações contextuais suficientes (por exemplo, uso de palavras como “amanhã” ou “ontem”), a identificação pode ser feita sem conhecimento das terminações verbais. Por outro lado, se a única diferença entre as sentenças forem os verbos (por exemplo, um par como “Esperei a noite inteira” e “Esperarei a noite inteira”), então a identificação, forçosamente, se dará pelas terminações verbais. Estas reflexões e cuidados são fundamentais para explorar a competência estipulada pela BNCC.

Todos os materiais do site Professora Graziella têm, na sua descrição, as competências da BNCC contempladas nas atividades. Acesse o menu superior e conheça o meu trabalho!

DISCLAIMER: este conteúdo é exclusivo do site Professora Graziella e está protegido pelas lei de Direito Autoral. A reprodução integral ou parcial deste conteúdo sem autorização prévia, em qualquer mídia, não é permitida.