Como fazer plano de aula?

Como fazer plano de aula

Um guia de elaboração
Introdução

Uma tarefa muito comum pedida a professores é a elaboração de um plano de aula. Não estamos falando de um planejamento anual ou semestral, mas de um plano para uma aula ou uma sequência de aulas sobre um assunto. Neste artigo, vou apresentar a vocês como escrever um plano de aula. A seguir, indico quais componentes um plano deve conter e, depois, vou explicar cada um deles.

Um plano de é composto dos seguintes itens, preferencialmente, nesta ordem:

1. Público-alvo
2. Objetivo
3. Conteúdo
4. Duração
5. Metodologia
6. Avaliação

Público alvo

É a parte do plano que indica quem é a turma que irá assistir àquela aula. Por exemplo, seu público-alvo pode ser “turmas de 2° ano de Ensino Fundamental I” ou “turmas de 1° ano de Ensino Médio”.

Objetivo

Nesta parte, você deverá explicar qual é a finalidade da aula. É muito importante não confundir o objetivo com o conteúdo (do qual falarei adiante). No objetivo, escreve-se o que a aula pretende que aconteça. Assim, é muito comum usar verbos como “promover”, “desenvolver”, “analisar”, “aprofundar” e “sondar”. Vamos observar alguns exemplos:

Desenvolver nos alunos noções de passagens do tempo observando diferenças de datas.

Promover hábitos de higiene do corpo no dia a dia.

Sondar os estágios de desenvolvimento da escrita na turma.

Um erro comum aqui é apresentar o objetivo com verbos como “ensinar” ou “mostrar”; situações assim não são objetivos da aula, mas ferramentas para chegar a esse objetivo. Pense nos objetivos como o que você quer que aconteça aos alunos até o final da aula.

Conteúdo

Aqui, o plano deve indicar qual é a matéria a ser abordada naquela aula (ou sequência de aulas). Procure descrever o conteúdo de maneira simples. Vejamos alguns exemplos:

Operações de adição e subtração entre números fracionários, de bases iguais ou diferentes.

Cadeia alimentar e definição de seres produtores, consumidores primários e secundários.

Limites hierárquicos entre cidade, estado e país.

Lembre-se de que você está elaborando um plano para uma quantidade pequena de aulas. Assim, o conteúdo deve se limitar aquela sequência. Se o plano é ensinar sobre números decimais, com até duas casas depois da vírgula, este deve ser o conteúdo, e não algo genérico como “contas com vírgulas”.

Um item opcional no seu plano, mas que adiciona qualidade a ele, é incluir quais são as habilidades da Base Nacional Curricular Comum contempladas pelo seu plano. Não caia na tentação de encher seu plano de habilidades, sob o risco de que elas não sejam, realmente, trabalhadas. Procure, nos documentos da BNCC, por habilidades diretamente ligadas ao conteúdo que você pretende trabalhar, e outras ligadas às estratégias de metodologia que você vai usar.

Duração

Na duração, você deverá indicar em quanto tempo o plano será cumprido. Um plano pode ser escrito para apenas uma aula, ou para uma sequência de aulas. Então, delimite a informação, indicando, por exemplo, que o plano terá duração de “2 aulas de 50 minutos” ou “2 semanas, com 5 aulas cada”.

Metodologia

Aqui, você descreverá como a aula será dada. A maneira mais eficiente de fazer isso é mostrar quais estratégias serão usadas, como “aula expositiva sobre o conteúdo”, “realização de exercícios monitorados pelo professor”, “trabalho em grupo”, “pesquisa em revistas, jornais e internet” etc. Se possível, detalhe a ordem em que estas estratégias serão empregadas. Por exemplo:

Para tratar sobre o tema poluição, a aula será iniciada com uma roda de conversa com os alunos, para levantar suas impressões sobre a poluição em seu dia a dia. Em seguida, a turma irá assistir a um vídeo explicativo, sobre os impactos da poluição e, depois, responder, em duplas, a questões sobre o tema.

Avaliação

O item que conclui o plano de aula requer bastante atenção. Não falamos aqui, exatamente, sobre aplicar uma prova, mas realizar algum tipo de ação que consiga avaliar se a aula foi eficaz ou não. Isso significa dizer que o professor poderá avaliar sua aula simplesmente observando as respostas dos alunos a alguma atividade pedida, ou levantando as impressões deles ao final da aula. Também é possível colocar, como avaliação, uma atividade que forneça alguma nota para os estudantes. Leia, a seguir, alguns exemplos de avaliação:

Monitoramento das respostas dos alunos para as questões propostas, e correção na lousa.

Roda de conversa sobre o tema, ao final da aula.

Atividade avaliativa de três questões sobre o tema, como componente da nota bimestral.

Um exemplo de plano de aula

A seguir, apresento um exemplo de plano de aula, para a atividade de Ciências sobre Cadeia Alimentar, à venda aqui na página.

Plano de aula

Público-alvo

Turmas de 4° Ano do Ensino Fundamental I

Objetivo

Desenvolver nos estudantes noções sobre os diversos tipos de alimentação e conceitos sobre cadeia alimentar.

Conteúdo

Classificação dos seres vivos quanto a sua alimentação (carnívoro, herbívoro, onívoro); transferência de energia dos seres produtores (vegetais) aos seres consumidores em uma cadeia alimentar; o equilíbrio e a ação do homem nas cadeias alimentares.

Habilidade da Base Nacional Curricular Comum envolvida

EF04CI04 (Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos)

Duração

Duas aulas de 50 minutos.

Metodologia

A aula se valerá de textos informativos sobre tipos de alimentação, cadeia alimentar e equilíbrio ecológico; os estudantes responderão a questões abertas sobre as informações do texto, e farão trabalhos envolvendo ilustração de cadeias e teias alimentares. Também haverá trabalho de pesquisa em dicionário para conceituação de termos ligados ao tema.

Avaliação

Ao final da aula, haverá uma revisão do conteúdo, de forma oral, retomando conceitos chave com os alunos.

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