Atividades para Ensino à Distância (EaD) no período de suspensão das aulas

Esta seção do site foi desenvolvida especialmente para este momento de suspensão das aulas enquanto acontece a quarentena para contenção do coronavírus.

Reuni uma série de atividades do site e criei, para elas, uma versão de EaD, ou seja, de ensino à distância. Então, além dos arquivos para impressão enviados na compra do material, o professor também receberá uma versão própria para enviar aos pais por e-mail ou WhatsApp e realizada pelo aluno sem necessidade de impressão, que pode ser aberta em computadores ou aparelhos de celular. As atividades foram montadas para alunos de 1°, 2°, 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, conforme indicado em cada atividade.

Como utilizar a versão EaD do material?

A versão EaD das atividades é um arquivo em formato .pdf, com fonte e imagens aumentadas, ideal para leitura na tela do celular. Além disso, os exercícios são praticamente os mesmos da versão de impressão, com alguns ajustes.

Minha sugestão de uso é que o professor baixe o arquivo do site, envie aos pais dos alunos o arquivo em .pdf, e peça que o aluno realize as atividades propostas. A resposta do aluno pode ser escrita em uma folha de caderno, fotografada pelos pais e enviada de volta; outra possibilidade é que os pais ou o próprio aluno escrevam a resposta na própria mensagem.

Nesse tempo diferente que vivemos, é bom sempre ter em mente que as coisas não podem funcionar como antes. Assim, o professor precisa fazer ajustes no seu trabalho. Uma atividade enviada para casa não é igual a uma atividade feita em sala de aula, mas é melhor forma de manter alguma aprendizagem neste momento.

Abaixo, as atividades com versão EaD estão divididas em cinco disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia.